domingo, 2 de dezembro de 2012

Como dispor quadros corretamente

Como expor quadros na parede:
Respeitando  proporções do mobiliário e se integram à decoração.

Escolha da Moldura

A moldura é a responsável pelo acabamento do quadro:
Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, como vermelho, marrom e amarelo, o ideal é usar molduras com a mesma intensidade de cor, para não fazer um contraste muito grande que cause desconforto;
desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra. Se um quadro é simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena;
Uma moldura côncava, ou seja, menos elevada no meio do que nas bordas, aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, é preciso sempre analisar a informação sugerida pelo artista (continue lendo
no site da Artista Plástica Márcia R. Zvolinski).

Fixação

Uma boa solução é o uso de ganchos e suportes adesivos, os quais evitam que as paredes sejam perfuradas. *Esteja atento à diferença de altura que pode haver ao se fixar o quadro, em função do tipo de gancho que este apresenta.

Sofá guia o arranjo

O ideal para testar uma composição é organizar os quadros no chão, estudando as proporções, até chegar ao arranjo final. Na hora de pregar as gravuras, a largura do sofá deve ser considerada e respeitada a distância mínima de 30 cm até o espaldar. Para preencher o vazio abaixo da cúpula da luminária, foi colocada uma fotografia.

Quadros sobre o sofá
 

Formatos em equilíbrio 
Na coleção de arte contemporânea exposta (imagem abaixo) foi utilizada como ponto de partida as 2 peças maiores, evitando colocar a redonda no centro, para não chamar demais a atenção e criar movimento. Sob as peças fixadas na parede, um banco oferece apoio às esculturas. 
 Obras claras e escuras
De olho nas medidas



Banco e mármore

Composição intuitiva – parte 1 
O ideal é compor um retângulo invisível e encaixar as molduras dentro dele, como mostra a imagem abaixo.

Tamanhos e formas diversas

De olho nas medidas

Composição intuitiva – parte 2 
Os tamanhos e os formatos variados dos quadros criam dinamismo. 
 Caixas de acrílico
e





Uma maneira de estudar esta composição é recortar papéis com o formato do quadro e com fita adesiva fixar na parede. Assim você poderá visualizar como ficarão.
 
  • Ambiente “antigo”: escolher uma cor de fundo mais forte para a parede, como o azul ou o roxo, e dispor quadros com molduras maiores e temáticas como fotos, pode criar umespaço retrô. Neste caso o melhor é optar por uma parede pequena, que será apenas um detalhe no ambiente. Grandes extensões podem cansar quem permanece neste local, já que sua poluição visual é mais forte.
 



  





Nenhum comentário:

Postar um comentário